QUINTAIS PRODUTIVOS
Em 200i conjuntamente com sua coirmã, o Instituto BEM BRASIL, o Sírius com a SEDES – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, atuou no Projeto – QUINTAIS PRODUTIVOS, nos municípios de Santa Helena, Pinheiro, Bacurituba e Alcântara, municípios contemplados com os Projetos de Inclusão Produtiva, desenvolvidos pela Superintendência de Gestão das Ações de Segurança Alimentar e Nutricional, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social- SEDES.
o Projeto de Inclusão Produtiva teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável dos municípios contemplados, gerando trabalho e renda e promovendo a segurança alimentar, inclusão social, a redução da pobreza no Estado do Maranhão e a melhoria da qualidade de vida das famílias de baixa renda, com base no desenvolvimento sustentável que atendesse aos critérios pré-estabelecidos no projeto. Tendo sido apontados como prioritários, as seguintes fases/ações: Cadastramento, Capacitação, Acompanhamento Técnico, Implantação dos Quintais com: Horticultura, Avicultura, Banheiro Seco, Cisterna, Minhocário, Piscicultura, Fruticulturas, Suinocultura, Bovinocultura, e Capineira.
SOLAR DO OUTONO
Em 2010 conjuntamente com sua coirmã, o Instituto BEM BRASIL,o Sírius atuou em Parceria com o Instituto de Longa Permanência “SOLAR DO OUTONO”, Instituição Pública de Saúde, subordinada a Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Maranhão. Como resultado desse trabalho, em 15 de janeiro de 2011, reconhecendo a excelência dos serviços oferecidos, o Instituto BEM BRASIL foi certificado pelo Conselho Estadual dos Direitos dos Idosos como ENTIDADE AMIGADA PESSOA IDOSA.
A ação do Instituto no “SOLAR DO OUTONO” consistia em conduzir a Gestão, disponibilizando um quadro de 64 (sessenta e quatro), profissionais de Nível Superior e Técnico, constituído por Psicólogos, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem, uma equipe multidisciplinar, com foco no atendimento humanizado de qualidade aos cidadãos acima de 60 (sessenta) anos, oriundos de famílias pobres, sem vínculos familiares.
DIAGNOSTICO DA INFANCIA E ADOLESCENCIA
Em 201 O Sírius com sua coirmã, o Instituto BEM BRASIL, foram responsáveis pela elaboração do Diagnóstico da Situação da Infância e Adolescência no Município de Paço do Lumiar, com objetivo de subsidiar o planejamento e execução das ações pelas diversas Secretarias Municipais, tendo em vista o cumprimento da premissa constitucional de atendimento aos direitos da criança e adolescentes com absoluta prioridade, detalhado no Estatuto da Criança e do Adolescente. O Diagnóstico buscou mostrar a situação de crianças e adolescentes no município a partir de vários elementos de análise. O primeiro deles diz respeito ao modo como eles vinham sendo atendidos pelos diversos serviços públicos: educação, saúde, assistência social e serviços de cultura esporte e lazer. Um segundo eixo de análise abordou a convivência familiar e comunitária de crianças, adolescentes e suas famílias e um último eixo apresenta informações acerca da violência, tanto a cometida contra crianças e adolescentes, quanto à promovida pelo próprio adolescente.
PROGRAMA PRIMEI RO EMPREGO
Em 2010 o Síriuscom sua coirmã, o Instituto BEM BRASIL em apoio a SETRES – Secretaria de Trabalho e Economia Solidária, com objetivo de educação, qualificação e formação profissional, no âmbito das Políticas Públicas de Trabalho e Renda, atuaram na execução das ações de apoio, recrutamento, seleção de pessoal técnico especializado e qualificação de equipes para o desenvolvimento do Programa Primeiro Emprego.
NACIONAL DE HABITACAO RURAL
Buscando cumprir com seus objetivos estatutários, pelo qual foram criados em 2008, o Sírius com sua coirmã, o Instituto BEM BRASIL, abraçaram uma nova causa, um importante desafio, que é colaborar para minimizar a realidade na região norte e nordeste com relação ao déficit habitacional. O Estado do Maranhão, por exemplo, possui o maior déficit habitacional do Brasil, 26,9% segundo estudos da Fundação João Pinheiro (2011). Em termos absolutos, o Maranhão precisa construir 434.759 unidades habitacionais, principalmente na zona rural. Diante da relevância da questão habitacional, os Institutos passaram a discutir e integrar a ação da Política de Habitação Nacional, a qual tem como objetivo: ” democratizar o acesso da população de baixa renda à terra regularizada e urbanizada e à moradia digna e sustentável, com prioridade para o atendimento às famílias com renda de até 3 (três) salários mínimos. Essa integração tem se dado por meio do Programa Nacional de Habitação Rural- PNHR que decorre do Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV e garante subsídio financeiro para a produção de moradia aos agricultores familiares e trabalhadores rurais. O Programa concede subsídio, com recursos do Orçamento Geral da União- OGU.
QUALIFICACÃO FORMACÃO EM SAÚDE
Alguns dos Serviços que o Sírius pode Organizar com o Parceiro Público.
Formação Continuada para Profissionais de Saúde
Qualificar Profissionais de Saúde em Distintas Áreas de Atuacão
RETIROS CULTURAIS
Retiros Culturais é um evento livre para todos os públicos que ocorre anualmente em São Luís, o mesmo é parte da Semana Maranhense de Retiros Culturais instituído pela Lei no 8.904/08 e amparado também pela Lei no 012/09, que reconhece como cultural a arte gospel, externalizada através de eventos.